Saiba se tomar colágeno ajuda com o processo de envelhecimento
Tomar ou não colágeno? Essa é a dúvida de muitas pessoas, especialmente porque encontramos uma infinidade de produtos no mercado que contém colágeno e também suplementos, vitaminas e diversas apresentações de colágeno para tomar.
A partir dos 30 anos de idade, nós começamos a perder o colágeno em nosso organismo. Aliás, ele não serve apenas para manter a pele firme e hidratada, mas também é importante na sustentação dos tecidos do corpo, como ossos, músculos, tendões e articulações.
Por volta dos 50 anos de idade, a gente tem apenas um terço do colágeno que a gente tinha da juventude, tanto que notamos um aumento na flacidez da pele e o surgimento das rugas e sulcos.
Tomar colágeno ajuda?
Essa questão de tomar colágeno sempre surge no consultório. Então, eu fiz uma revisão da literatura e o que os estudos realizados em animais e in vitro mostram é que tomar colágeno melhora a hidratação da pele, o índice de colágeno, a quantidade da elastina e também a elasticidade da pele.
Ainda não existem estudos realizados em pessoas, mas, aparentemente, vale a pena sim tomar colágeno. Mas, neste caso, não para corrigir os sinais que o envelhecimento já deixou na pele, mais para prevenir uma piora do quadro.
Atenção: alguns suplementos pioram a acne. Clique aqui e saiba quais s˜ão eles!
Tipos de colágeno
O colágeno tem diferentes funções no organismo e, por isso, existem diferentes tipos dessa substância, do tipo I ao tipo XII.
Por exemplo, o colágeno hidrolisado é aquele encontrado com maior frequência no mercado. Ele contém 20 tipos de aminoácidos, sais minerais e vitaminas, incluindo a vitamina C.
Portanto, esse tipo de colágeno pode ser encontrado em cápsulas, gomas e em pó, para dissolver na água.
Entre os principais benefício relacionados ele estão:
- fortalecimento das unhas e dos cabelos;
- melhora da firmeza e hidratação da pele;
- auxilia os tratamentos contra flacidez;
- ajuda na prevenção do envelhecimento da pele;
- protege as articulações;
- auxilia no tratamento da osteoporose.
Se você tem interesse em tomar colágeno e não sabe exatamente qual produto escolher, agende sua consulta e vamos conversar melhor sobre esse assunto!