Será que o processo de cicatrização é o mesmo em todo o corpo?

Você sabia que, dependendo da região do nosso corpo, a nossa cicatrização é diferente? 

Algumas áreas cicatrizam melhor e a cicatriz fica mais discreta em algumas regiões do corpo do que outras. 

Por exemplo, o rosto é uma área em que a gente tem muitas glândulas e tem os pelos, que são reservas celulares para que, quando a pele sofre alguma injúria, exista a cicatrização. 

Comparando com as costas, que têm menos esses anexos (glândulas e pelos), em geral a cicatriz fica mais larga.

Além disso, é uma região que movimenta muito e as regiões que se movimentam mais, formam cicatrizes com uma qualidade pior do que aquelas que se movimentam menos. 

Furúnculos são problemas comuns e devem ser tratados de forma correta, até mesmo para não gerarem uma cicatriz na pele. Clique aqui e saiba o que fazer com eles.

Etapas da cicatrização 

Assim, a cicatrização pode ser dividida em 3 fases:

  1. Inflamatória – pode haver edema, vermelhidão e dor. É quando o sistema de coagulação sanguínea é ativado.
  1. Proliferativa – é quando ocorre a proliferação dos fibroblastos, que farão uma fibroplasia, fechando efetivamente a ferida e formando a cicatriz em si.
  1. De reparo – é a mais longa de todas, quando o tecido cicatricial vai se remodelando, realinhando suas fibras e tornando a cicatriz mais clara e discreta.

O tempo total de cicatrização de uma lesão também pode variar bastante. Por exemplo, apenas a fase 2 (proliferativa) pode durar de 5 a 20 dias. 

Como ajudar no processo de cicatrização? 


Na verdade, muitos fatores influenciam no processo de cicatrização da pele, como: 

  • a saúde geral do indivíduo;
  • a existência de doenças crônicas, como diabetes;
  • a extensão e profundidade da lesão;
  • a higienização e tratamento tópico;
  • uso de medicações;
  • a faixa etária da pessoa;
  • exposição solar;
  • hábitos de vida.

Seja após um procedimento cirúrgico ou estético ou mesmo por um machucado ou ferida, é importante tomar os cuidados necessários para que a cicatrização ocorra da melhor forma possível e resulte em uma cicatriz esteticamente aceitável ou até mesmo imperceptível.

Esse conhecimento é super importante e interessante que você saiba porque, na hora de fazer um procedimento, já vai saber que existem áreas que a cicatriz naturalmente fica mais bonita e outras em que a cicatriz já não fica aquelas coisas, por uma questão de região simplesmente.

Então, é importante manter o organismo hidratado e bem nutrido, além de proteger o local do sol e utilizar hidratantes, uma vez que não se trate de uma ferida aberta.

Lembre-se que o dermatologista pode orientar você sobre a melhor forma de cuidar de qualquer ferida, machucado ou mesmo um corte para a realização de uma cirurgia e que você não deve se automedicar.

Fale Agora!
Como posso te ajudar?
Powered by