Rosácea tem relação genética com outras doenças

A rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele, ou seja, não tem cura. Ela afeta indivíduos adultos entre os 30 e 50 anos de idade e é mais comum nas mulheres, mas também pode afetar os homens e com formas mais graves.

Além disso, a doença se manifesta principalmente no centro da face, também bochechas, nariz, testa e queixo. Sua manifestação principal é a vermelhidão, que pode ser acompanhada de crises de calor e ardência.

Outra característica é o aumento de vasos sanguíneos, que são bem finos, chamados de teleangiectasias, além de pápulas ou pústulas, que se assemelham a espinhas.

Também são lesões inflamatórias, mas a diferença para a acne é que não apresentam pontos pretos. Os pacientes com rosácea também podem sentir coceira e sensação de ardor.

Rosácea ocular e rinofima

Porém, algo que poucas pessoas sabem é que a rosácea também pode afetar os olhos, o que pode ocorrer em 50% dos casos.

A rosácea ocular apresenta sintomas semelhantes aos da conjuntivite e pode causar danos na córnea, por isso é fundamental que a pessoa que tem rosácea faça um acompanhamento médico constante.

Outra condição desencadeada pela rosácea é quando a pele fica mais espessa e aparecem nódulos inflamatórios, os quais aumentam o tamanho do nariz. Consequentemente, ele fica com aspecto disforme e exagerado, o que é mais comum em homens.

Prevenção e tratamentos

O primeiro cuidado para quem tem rosácea e que é indispensável diariamente é o uso do filtro solar.

Também é importante identificar gatilhos para a vermelhidão, por exemplo aqueles muito condimentados, vinho tinto, bebidas quentes, exposição à luz, ao frio e ao calor.

Além disso, é importante saber se há histórico familiar para a doença e saber se há fatores emocionais e psicológicos envolvidos em seu aparecimento.

Ademais, a indicação do tratamento vai depender muito da gravidade da rosácea e dos sintomas apresentados por cada paciente, de forma totalmente individualizada.

Mas o uso de antibióticos e medicamentos anti-acne podem controlar a doença e reduzir os sintomas, evitando seu agravamento, além do uso de laser, luz pulsada, radiofrequência, dermoabrasão ou mesmo cirurgia, no caso do rinofima.

Se você tem rosácea ou apresenta os sintomas descritos nesse post, agende sua consulta e vamos cuidar dessa pele.