Queloides: saiba como deixar as cicatrizes bonitas novamente

Hoje você vai saber mais sobre queloides, uma preocupação comum de quem vai se submeter a uma cirurgia. 

Sempre que a pele sofre um corte, seja para a realização de uma cirurgia ou por algum acidente ou um machucado, ela vai trabalhar para fechar esse espaço. Então, cria-se ali uma cicatriz.

Porém, às vezes, a cicatriz fica um pouquinho elevada, mais larga e a pessoa logo pensa que está com um queloide.

Mas os queloides são aquelas cicatrizes que crescem demais e ultrapassam os limites da cicatriz original.  

Aliás, essa é a principal diferença entre os queloides e as cicatrizes hipertróficas, respeitar os limites da lesão original, o que acontece com as hipertróficas.

Como tratar os queloides?


Infelizmente, não é possível prever quando uma cicatriz vai se desenvolver de forma errada, mas a gente consegue tratar de muitas maneiras esse problema. 

Por exemplo, infiltrando substâncias como os corticóides, que são a opção mais frequente. 

Além disso, também podemos tratar com laser ou fazer uma cirurgia apenas na cicatriz, retirando parcialmente o queloide.

Também podemos lançar mão da betaterapia logo depois da cirurgia, o que reduz drasticamente o risco de uma recidiva da queloide. 

A betaterapia é um tratamento indolor, realizado com uma placa metálica radioativa. É similar a uma radioterapia, mas com uma energia muito mais baixa e, por isso, ela não penetra além da superfície da pele e trata apenas a cicatriz.

Em geral, são indicadas de 4 a 10 sessões de 30 minutos, realizadas diariamente ou em dias alternados, de acordo com indicação médica. 

Se você já sabe que tem tendência a desenvolver cicatrizes hipertróficas ou queloides e precisa se submeter a uma cirurgia, informe seu médico sobre isso ou agende uma consulta conosco, para que a gente programe os cuidados com a cicatriz para evitar que algo dê errado. 

Hoje existem muitos recursos para tratar cicatrizes que não estão esteticamente bonitas. Então, se você tem um queloide incomodando, agende a sua consulta e venha saber qual é o melhor tratamento no seu caso. 

Fale Agora!
Como posso te ajudar?
Powered by