Lavar os cabelos com a frequência correta mantém a saúde do fio e do couro cabeludo

Existe um mito muito antigo que diz que lavar os cabelos todos os dias apodrece a raiz e essa dúvida é bastante frequente no consultório.

As pessoas também perguntam se essas lavagens frequentes fazem com que o cabelo caia mais. Então nesse post você vai entender melhor a relação da lavagem dos cabelos com a queda e a saúde dos fios. 

Sobre a queda de cabelo, os fios que já estavam programados para cair vão se soltando e, na hora da lavagem, eles caem. 

Por isso, algumas pessoas têm a impressão de que cai mais cabelo quando lava, mas isso não é verdade. 

Aliás, se você lavar pouco os cabelos provavelmente você vai ter um couro cabeludo mais oleoso e se você ainda tiver dermatite seborreica, aí sim pode ter uma inflamação no couro cabeludo e ele vai cair mais. 

Ou seja, aumento de oleosidade no couro cabeludo, somado à caspa, aumenta a queda de cabelo, por conta da inflamação, mas as lavagens frequentes não fazem o cabelo cair mais e também não apodrece a raiz. 

Na verdade, a água não penetra no couro cabeludo e não chega até a raiz dos fios, portanto não existe essa possibilidade de apodrecimento. 

Por outro lado, não é indicado dormir com os cabelos molhados, porque isso favorece a proliferação de fungos tanto no couro cabeludo quanto no travesseiro e isso sim é prejudicial. 

Com que frequência lavar os cabelos? 

Por isso, independente de cair ou não o seu cabelo, o ideal é lavar dia sim dia não, essa é uma boa frequência para o uso do shampoo e do condicionador. 

Também é interessante você pensar em hidratar os fios uma vez por semana, utilizando máscaras de hidratação adequadas e lembrando de retirar bem o excesso de produto. 

A lavagem é importante para a saúde do couro cabeludo e, consequentemente, dos fios de cabelo. Mas também devemos ter atenção com outras agressões aos fios e a água muito quente do chuveiro é a primeira delas. Então prefira a água morna ou fria. 

Depois da lavagem você pode utilizar o leave in e finalizar como de costume, lembrando de usar protetor térmico se for secar com secador e usar chapinha ou babyliss. 

Além disso, você deve usar sempre uma linha de produtos indicada para o seu tipo de cabelo e as necessidades que ele apresenta, se é mais oleoso, se está ressecado e danificado, se é cacheado ou tem química, enfim. 

O uso de shampoos anticaspa deve ser indicado pelo dermatologista, dentro de uma estratégia de tratamento dessa queixa, que é bastante recorrente e incômoda. 

Nem sempre aqueles shampoos que encontramos nas prateleiras do supermercado são eficazes contra a caspa, por isso a orientação médica é fundamental.

Então, se seu cabelo está caindo ou se você precisa de orientações a respeito do uso de shampoos, condicionadores e outros produtos, agende a sua consulta!

Fale Agora!
Como posso te ajudar?
Powered by