Cuidados com a pele antes e depois da maquiagem
 
Ressecamento, irritação, alergia e envelhecimento precoce da pele são alguns dos potenciais efeitos do uso descuidado de maquiagem. Mas isso não quer dizer que você precisa abrir mão da vaidade! Basta adotar hábitos simples para prevenir problemas dermatológicos.

“É preciso ficar de olho nos próprios produtos utilizados: cosméticos como primer, base, batom, rímel, máscara, lápis, sombra e pó compacto devem estar dentro do prazo de validade e guardados em local seco, limpo e arejado. Pincéis e esponjas devem ser higienizados sempre e trocados periodicamente”, explica Natalia Cymrot, médica dermatologista formada pela Universidade de São Paulo (USP) diretora da clínica Dermacenter, na zona oeste de São Paulo.

Além de manter os produtos de maquiagem em dia, uma rotina de cuidados com a pele deve ser adotada – tanto antes de se maquiar como no momento da remoção.

ANTES
Higienização, hidratação e proteção solar são os cuidados fundamentais pré-maquiagem. Desta forma, você protege sua pele e ainda faz a maquiagem ficar mais bonita e duradoura.
Higienize corretamente o rosto com um sabonete específico para seu tipo de pele, preferencialmente líquido. Além disso, pode aplicar tônico após lavar o rosto, a fim de equilibrar a oleosidade.
Aplique creme hidratante, também específico para seu tipo de pele. Peles oleosas ou mistas se dão melhor com hidratantes “oil free” (sem óleo). Vale lembrar que o creme para o rosto não é o mesmo utilizado no corpo.
Alguns hidratantes já têm fator de proteção solar, mas isso talvez não garanta que sua pele estará livre dos danos provocados pela radiação do sol. O ideal é aplicar um filtro solar específico para o rosto e para seu tipo de pele.
Feito isso, já pode aplicar a maquiagem. Caso utilize primer – que corrige imperfeições, deixa a pele mais lisa e controla a oleosidade –, opte por um produto de qualidade e ideal para seu tipo de pele.

DEPOIS
Assim que estiver em casa e não precisar mais estar maquiada, procure fazer a correta remoção. Nunca durma de maquiagem, pois esse hábito pode obstruir os poros, provocar irritações e alergias e acelerar o envelhecimento da pele.
Com um algodão limpo, inicie a remoção com um demaquilante de qualidade indicado para seu tipo de pele. Antes de aplicar o demaquilante, você pode utilizar um lenço umedecido para retirar o excesso de maquiagem – existem lenços umedecidos específicos para a pele do rosto e até mesmo lenços demaquilantes.
Dê especial atenção à região dos olhos, mais sensível e cujos produtos costumam ser mais difíceis de remover. Para cílios e pálpebras, o demaquilante bifásico ou a água micelar são mais indicados.
Após a remoção com demaquilante, lave o rosto com sabonete específico para seu tipo de pele, de preferência líquido. Enxágue abundantemente com água fria e seque a pele delicadamente com uma toalha limpa. Você também pode aplicar um tônico após a higienização.
Hidrate a pele logo após lavá-la. Se for hora de ir para a cama, utilize apenas creme hidratante para o rosto e os produtos de tratamento indicados pelo dermatologista. Se ainda for dia, não deixe de aplicar o protetor solar.

Fale Agora!
Como posso te ajudar?
Powered by