Cortar o cabelo influencia ou não na sua queda?

Uma dúvida muito frequente dos pacientes, na verdade é uma crença difundida há muito tempo entre as pessoas, é que se cortar o cabelo melhora a queda. O mesmo se fala a respeito do crescimento dos fios. Mas será que isso é verdade?

Temos visto muita gente com queda de cabelo, seja pelo estresse causado pela pandemia e tudo que ela acarreta, por mudanças no padrão alimentar ou em decorrência de uma contaminação pela covid-19.  

E a caspa, será que ela faz a queda de cabelo piorar? Clique aqui e saiba mais sobre a relação entre essas duas queixas.

Causas da queda de cabelo 

A queda de cabelo pode ter uma infinidade de causas, desde as mais simples de serem solucionadas, até aquelas que necessitam de tratamentos mais sérios e potentes. Mas é importante lembrar que é normal perdemos cerca de 100 fios de cabelo diariamente e isso não deve causar pânico. 

No caso do eflúvio telógeno, que é essa queda após a covid-19 e que também acontece em outras situações, é um tipo de queda de se reverte sozinha depois de algum tempo, sem que deixe sequelas. 

Se for esse o caso, você pode ficar tranquilo que não ficará careca ou com falhas nos cabelos. 

Existem tratamentos que ajudam a minimizar a queda de cabelo e eles devem ser indicados após o diagnóstico correto dessa queda, ou seja, sabendo qual é a causa do problema. 

Cortar é a solução?

Então, podemos lançar mão dos tratamentos a laser, microagulhamento com drug delivery e até medicamentos, de uso tópico e também por via oral. Mas cortar as pontas não vai fazer a queda diminuir. 

Inclusive, já recebi pacientes no consultório depois de terem ido ao cabeleireiro cortar seus cabelos, acreditando que vai melhorar. Porém, na verdade, quando a gente corta, está tratando a haste capilar, tirando as pontas que já estão ressecadas, duplas, quebradiças. 

Ou seja, cortar os cabelos melhorando a haste, sua aparência e também a saúde dos fios, mas a inserção do cabelo no couro cabeludo, a raiz não é alterada com o ato de cortar. 

O peso dos fios não aumenta a queda de cabelos, como algumas pessoas pensam, nem o ato de lavar ou de pentear os cabelos. Aliás, nesses momentos, só vão cair os fios que já estiverem programados para cair.

Tanto pentear quanto lavar os cabelos com a frequência correta mantém a saúde dos fios e do couro cabeludo. E um couro cabeludo saudável é o ponto de partida para um cabelo saudável. 

Então, se você está apresentando queda de cabelo, agende uma consulta para que a gente possa diagnosticar o problema corretamente e aí sim partir para o tratamento indicado para o seu caso.

Fale Agora!
Como posso te ajudar?
Powered by