Os cravos e espinhas que aparecem no rosto podem ser um grande vilão da autoestima, mas nós podemos evitar e tratar

A acne é uma doença inflamatória que tem uma base genética mas que pode ser influenciada muitas vezes por alguns fatores externos. Essa acne é muito comum em adolescentes, mas ela pode também aparecer para a mulher adulta, causando um certo espanto.

Os pacientes, principalmente as mulheres, chegam acreditando que elas não têm mais idade para isso. Entretanto, hoje nós sabemos que 30% das pessoas que apresentam acne desencadeiam essa inflamação na idade adulta. Sendo assim, a acne da mulher adulta é uma das queixas mais frequentes no consultório.

Mas por que a acne aparece?

Existem muitos motivos como:

• Fatores genéticos para a inflamação da acne
  • Uso de produtos de skincare muito oleosos
  • Uso de alguns medicamentos
  • Ingestão de vitaminas do completo B sem orientação médica
  • Estresse

Nesse momento de pandemia e incertezas com certeza estamos experienciando uma situação muito mais estressante. Dessa forma, o quadro da acne pode aparecer ou piorar diante desse estresse.

O estresse libera um hormônio chamado Cortisol que pode estimular a produção de oleosidade da pele, consequentemente propiciando o aparecimento dos cravos e espinhas.

• Alimentos muito gordurosos e com alto índice glicêmico

É comum as pessoas descontarem as suas frustrações na comida, ou mesmo comerem essas “besteiras” durante um período ocioso. No entanto, o excesso da ingestão desses alimentos pode estimular as glândulas sebáceas. Aumentando, assim, a quantidade de óleo da pele.

• Uso de máscara

Algumas máscaras, se elas estiverem muito apertada, por exemplo, podem ocluir os poros, piorando a acne na região. Isso tende a se tornar mais grave ainda se você utiliza um creme oleoso na região. Isso não significa que você deve parar de usar as máscaras, é apenas um dos motivos que podem piorar. Utilizando a máscara corretamente e com bons cuidados e tratamentos recomendados por um dermatologista a tendência é melhorar ou até acabar com as suas espinhas.

Em função de todos esses motivos diversos que devemos nos atentar, é importante procurar um médico. O dermatologista poderá pedir alguns exames de laboratório para verificar se não existe alguma alteração hormonal, em alguns casos.

A acne é comum mas não é tão simples, e ainda pode deixar cicatrizes no seu rosto. Para prevenir essas manchas e cicatrizes de acne, é muito importante ser orientado por um profissional que vai cuidar da sua pele.

Se você já teve acne e gostaria de remover as cicatrizes, assista esse vídeo e conheça um tratamento.

Quer agendar uma consulta? Entre em contato que poderemos responder todas as suas dúvidas e analisar o seu caso.

Se inscreva no nosso canal do Youtube para assistir aos vídeos semanais sobre beleza e saúde da pele.