A acne no queixo está comum, devido ao uso de máscaras

Tem um probleminha que está sendo muito procurado aqui no consultório ultimamente que é a acne na região do queixo.

Mas por que está acontecendo isso? Pelo uso constante das máscaras. Inclusive esse tipo de acne até ganhou nome: mascne (ou maskne). 

A gente fica com o queixo muito abafado e úmido, por conta da fala e da respiração, sem contar o atrito da máscara na pele.

Tudo isso eleva a produção de sebo e a dilatação dos poros, que acabam sendo obstruídos pelos resíduos presentes na pele. Então, temos um ambiente propício para a proliferação de bactérias, o que causa a inflamação característica da acne. 

Esse tipo de acne também pode surgir no nariz, nas bochechas e na região mandibular, que também ficam sob a máscara.

O problema fica ainda mais grave para mulheres diagnosticadas com acne da mulher adulta, que tem essa característica de concentrar as lesões na área do queixo e mandíbula. 

É possível prevenir e tratar?

Quem tem apresentado a mascne, precisa reforçar os cuidados com a higienização da pele, utilizando produtos específicos para seu tipo de pele, principalmente se for oleosa. 

Assim, diariamente, pela manhã e à noite, é preciso fazer a rotina de skincare: 

  • remover a maquiagem (à noite);
  • lavar com sabonete específico;
  • tonificar;
  • hidratar;
  • aplicar filtro solar (manhã) ou creme de tratamento (noite) 

Podem ainda ser utilizados produtos com ativos secativos de acne ou mesmo à base de ácidos, conforme indicação do dermatologista. 

Os ácidos ajudam a controlar a oleosidade, reduzindo a acne e ajudando também a clarear a pele e evitar que surjam manchas.

Também sob prescrição médica, podem ser utilizados antibióticos, tanto o medicamento em si quanto sabonetes e outros cosméticos que o contenham. 

Além disso, um tratamento que está tendo muita procura aqui na clínica é a limpeza de pele, que tem ajudado na remoção dos cravos e na melhora da qualidade da pele em geral. O indicado é que seja realizada uma sessão por mês. 

Também podemos usar a luz de LED, que tem ação anti-inflamatória. 

Por fim, controlar o estresse e a ansiedade, dormir bem e cuidar da alimentação também são fatores fundamentais no controle da acne e da mascne. 

Então, se você se identificou com esse problema, nos procure, agende um horário para que a gente avalie sua pele e defina qual a melhor opção de tratamento para o seu caso.

Fale Agora!
Como posso te ajudar?
Powered by