Sabe aquela cena que normalmente vemos na praia da criança toda vermelhinha ou descascando? Isso não deveria acontecer.

É importante saber que a queimadura solar pode lesar irreversivelmente a derme, que é a camada que dá força, elasticidade, textura e forma para a pele. O excesso de radiação pode também danificar o DNA das células, que por outro lado, são constantemente estimuladas a se reproduzir para substituir as que foram definitivamente destruídas.

Resultado: a pele tende a ficar precocemente com aspecto envelhecido, uma vez que fica mais fina, menos elástica, perde a forma e a força, diminuindo a sua capacidade de proteção.

E o pior: a longo prazo podem se formar células doentes ou com câncer. Por isso, aproveite o verão tomando todos os cuidados necessários para se proteger das queimaduras solares. Cuide principalmente das crianças!

A pele dos bebês é mais fina e imatura e até os seis meses de idade, o uso de qualquer tipo de protetor solar deve ser evitado. Neste momento, o ideal é que a criança fique na sombra ou com roupas com proteção UV.

A partir dos 06 meses, passe o protetor adequado para a faixa etária ( Linha Baby | Linha Kids ), pois são menos alergênicos. Não se esqueça de dar preferência aos fatores de alta proteção e repassar toda vez que for necessário.

Queimou! E agora?

Evite banhos quentes. Opte por banhos mornos ou melhor ainda, frios. Cuidado com os sabonetes, pois podem ressecar muito.
Dê preferência às formas líquidas e neutras.
Não esfregue a pele no banho e enxugue-se devagar com uma toalha macia.
Compressas geladas de chá de camomila podem ajudar, pois a folha é relaxante e cicatrizante.

Muito importante: HIDRATE-SE.

Hidrate a sua pele passando cremes hidratantes e não coce! De jeito nenhum! Hidrate seu organismo tomando muita água, sucos frescos de frutas ou água de coco.

Queimaduras Solares – Sinais de alerta

Um dos sinais importantes é a presença de bolhas na pele, pois significam que a queimadura foi mais intensa, isto é, de segundo grau.

Jamais estoure as bolhas! Procure seu dermatologista para a indicação do melhor tratamento.