A Dermatologia oferece tratamentos eficazes para atenuar diversos tipos de cicatrizes, tais como as provocadas pela acne (atróficas), aquelas mais elevadas (hipertróficas), as pós-cirúrgicas e até mesmo quelóides (cicatrizes que não param de crescer). Com o procedimento mais adequado, é possível melhorar muito o aspecto de cicatrizes, o que traz grande benefício para a autoestima e a autoconfiança.

 

Um tratamento dermatológico bastante eficaz em qualquer tipo de cicatriz é o sistema Fotona, que utiliza dois lasers: o Er:Yag e o Nd:Yag. O Nd:Yag atua mais profundamente na pele e melhora o aspecto de cicatrizes elevadas, enquanto o Er:Yag, que age na pele mais superficial e ativa a produção de colágeno, é ideal para cicatrizes atróficas (como é o caso de algumas cicatrizes de acne). Para quelóides, a combinação dos dois lasers é a mais indicada. Em todos os casos, a coloração e a textura da cicatriz ficam mais próximas da pele ao redor.

 

O tratamento envolve de quatro a seis sessões, com intervalos de um mês – no caso de quelóides mais antigos, pode durar até 12 meses. Em geral, o procedimento pode ser realizado em todos os tipos e tons de pele, sendo indicado o uso de filtro solar (mínimo FPS 30) após a aplicação. Embora a aplicação seja praticamente indolor, o médico dermatologista pode recomendar o uso de um anestésico em creme para pacientes mais sensíveis.